Os dias mais frios

Os dias mais frios

Todo mundo sabe que o inverno em Chicago não é pra qualquer um. A cidade é famosa pelo inverno longo e rigoroso, ventos fortes que gelam tudo e pela deep dish pizza que nos fornece algumas gordurinhas a mais pra esquentar o corpo. Seja você local, novo morador ou turista, estar em Chicago em pleno inverno realmente é pros fortes, ou pros loucos, como eu, que amam inverno e temperaturas congelantes.

Até hoje o Deniz não entende e não aceita que eu gosto do inverno daqui. Porque existe uma diferença entre gostar de inverno e gostar do inverno de Chicago. O inverno da Europa não é nada se comparado ao daqui. O que eles podem ter de neve lá, a gente compensa com o vento aqui. Experimenta caminhar na beira do lago Michigan em um dia de frio caprichado (como aquele dia em que fez -17C, com sensação térmica de -37C). Eu já fiz e continuo preferindo as temperaturas frias de Chicago às temperaturas escaldantes da Flórida, mesmo quando passo frio enquanto espero o metrô. Questão de gosto, eu acho.

Esse inverno de 2017-2018 tem sido bem mais frio do que o do ano passado. Tivemos muito mais neve e muitos mais dias em temperaturas negativas e ainda estamos só no começo. Vale lembrar que o inverno aqui dura até por volta de Abril! Apesar da Primavera teoricamente começar em meados de Março, aqui em Chicago a gente só começa ver a cara da primavera lá pra fim de Abril ou início de Maio. E o que a gente faz nos dias frios assim? Hiberna dentro de casa, comemos comidas quentinhas e colocamos em dia todos os filmes e séries da Netflix.

A cidade tem sim coisas pra fazer no inverno, como patinação no gelo e várias exposições nos museus. Mas patinação é gostoso quando as temperaturas ainda estão amenas. Quando neva muito, ou quando temos tempestades de neve, o jeito é hibernar. Essa semana foi até engraçado; os jornais começaram a informar que a gente iria receber uma tempestade de neve. Sempre que isso ocorre, é quase como se a cidade entrasse em preparação pra guerra; as escolas fecham, as pessoas estocam comida, as lojas de coisas de neve esgotam as pratileiras…aí a tempestade passa e depois tudo volta ao normal, como se nada tivesse acontecido. Isso claro, em se tratando de quem mora na região central da cidade. Pra quem mora nos bairros mais afastados ou nos suburbios, bem, a coisa deve ser bem diferente.

Uma coisa interessante que eu tive a oportunidade de ver esse ano foi o rio e o lago congelados. Eu não encontrei muitos vídeos na internet mostrando o inverno desse ano, mas achei esse que estou postando aqui que mostra um pouquinho do rio e imediações. As fotos eu tirei entre Janeiro e Fevereiro e acho que da pra vocês terem uma idéia de como a cidade fica.

Eu acho que Chicago é linda em todas as estações, mas Chicago tem cara de inverno. De gelo pelas calçadas, de vento cortando o rosto, de pessoas emcapuzadas e cobertas andando pelas ruas com seus copos de Starbucks e casacos até os pés. Talvez eu seja louca, como diz o meu marido, mas posso te contar um segredo? Eu prefiro Chicago assim.

Até a pŕoxima!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *