Papo de Mulherzinha

Rotina de beleza: cuidados com a pele

Já faz um tempinho que venho pensando em escrever sobre cuidados com a pele aqui, mas nunca encontrava tempo. Pois bem, há cerca de 1 ano atrás eu mudei drasticamente o jeito de cuidar da minha pele; sabe como é, depois dos 30 a gente precisa redobrar os cuidados. Mas apesar de ter mudado o jeito de cuidar da pele, eu sempre tive uma certa “rotina de cuidados”. Minha pele sempre foi oleosa e até por volta dos 27-28 anos eu lutei contra a acne. Como vocês devem imaginar, visitas a Dermatologistas fazem parte da minha “rotina” desde os 14-15 anos.

Acontece que com o passar do tempo minha pele mudou; apesar de ainda ser um pouco oleosa, é bem menos que antes e chega até a ficar mais seca no inverno. Além disso, as sardas que sempre tive (sou ruiva e sardas vem com o pacote) deram uma aumentada e eu notei isso principalmente depois dos 30 anos (tenho 34 anos agora). E foi justamente por causa dessas mudanças que eu decidi que era a hora de trocar os produtos que eu usava. E foi justamente nessa época que eu aprendi sobre a rotina de cuidados de pele das Koreanas. Com a ajuda do livro The Little Book od Skincare, da Charlotte Cho, pouco a pouco fui alterando minha rotina. Hoje em dia minha rotina já está estabelecida, mas vira-e-mexe experimento um produtinho aqui e ali pra ver se gosto. Então, hoje resolvi compartilhar sobre a minha rotina, e os produtinhos de beleza que eu estou usando.

Rotina de cuidados da pele Korean style

1. Limpeza com óleo – Começar a limpeza com óleos foi algo que introduzi na minha rotina recentemente e estou adorando. Os óleos são excelentes para retirar maquiagem, máscara à prova d’água e protetor solar, coisas muito difíceis de limpar com o sabonete comum. Então à noite, começo o “ritual de beleza” utilizando um óleo; espalho o óleo massageando o rosto e depois enxaguo. Depois de enxaguar, já da pra sentir a pele bem limpa sabe? Estou usando o Ultra Light Cleasing Oil da Neutrogena e para mim está funcionando muito bem.

2. Limpeza com sabonete líquido – Com a pele limpa da sujeira “pesada”, lavo o rosto com um sabonete líquido pra tirar as impurezas restantes. É muito importante usar produtos que limpem sem ressecar e eu vario bastante os sabonetes dependendo do clima e de como minha pele está no momento. No verão eu prefiro os sabonetes que tenham algum efeito de controlar oleosidade e no inverno gosto dos que sejam mais hidratantes ou neutros. Eu vario bastante de sabonete; estou usando agora o Toleriane Purifying Foaming Cleanser, La Roche Posay e não tenho do que reclamar.

3. Esfoliação – Exfoliação ajuda a remover células mortas, reduzir a aparência dos poros e prevenir cravos/espinhas.  O ideal é fazer junto com a rotina noturna porque nesse período a pele está naturalmente se renovando. Existem dois tipos de exfoliantes, os mecânicos (aqueles com micro-partículas) e os químicos (com ácidos). Eu uso somente o exfoliante químico; no meu caso eu me adaptei bem com o de ácido glicólico 20% e uso 1 vez por semana.  Uso o Glow Peel Pads, Pixi.

4. Tônico – A função do tônico é simplesmente restaurar o PH da pele. Normalmente possuem antioxidantes que ajudam a dar um upgrade na pele, por assim dizer. Os melhores são aqueles que são a base de água. O que eu uso além da função de tônico, tem ácido glicólico 5%, que ajuda na renovação da pele. Uso o Glow toner, Pixi.

5. Água Thermal/Essências – Essências são novidades pra mim e ainda estou me acostumando com a idéia do produto. Existem de vários tipos, mas em geral são para nutrir e hidratar a pele. Algumas ajudam a uniformizar o tom da pele e a clarear manchas. Eu vario entre uma mais “hidratante” e uma outra mais “refrescante”. Atualmente estou usando a Hydrating Milk Mist, Pixi.

6. Tratamento – Essa é a fase da rotina pra tratar os ¨probleminhas” de pele. Até pouco tempo atrás eu só usava um produto, que era pra tratar poros obstruídos e prevenir/tratar espinhas. Agora incluí na rotina um serum clareador e vitamina C, já pensando em prevenir os sinais de envelhecimento e evitar que minhas sardas aumentem ainda mais com a idade.

  1. Serum clareador  – para ajudar a uniformizar o tom da pele e prevenir manchas. Uso o Enlighten Dark Spot Correcting Serum, Estée Lauder.
  2. Vitamina C (dia) – Estou usando o booster da Paula’s Choice. Misturo com o meu serum da Estée Lauder antes de aplicar. A vitamina C ajuda a proteger a pele contra radicais livres, ajuda a reduzir manchas de sol, estimula a produção de colágeno e aumenta a proteção da pele contra os raios UV. Uso o Resist C15 Super Booster, Paula’s Choice.
  3. Niacinamida (noite) – ajuda a reduzir linhas finas, poros e melhora a textura da pele. Uso o Resist 10% Niacinamide Booster, Paula’s Choice

7. Máscara – Eu gosto bastante de usar máscaras “overnight” porque facilita a vida, mas também uso máscaras em que a gente espera uns 5 minutos e depois tira. Tenho duas: Moisture Surge Overnight, Clinique e a Charcoal Mask, Bioré.

8. Hidratação – uma pele hidratada é mais radiante, mais uniforme e com uma melhor aparência das linhas finas, quando elas existem. Como minha pele é oleosa, prefiro hidratantes em gel ou em serum. Os meus hidratantes, tanto o de rosto quanto o para a área dos olhos são da Clinique. Uso o Moisture Surge Extended Thirst Relief e o All About Eyes Rich.

9. Proteção solar  Se o hidratante é a parte mais importante da rotina noturna, o protetor solar é o mais importante da rotina diurna. Além da questão do câncer de pele, o sol é responsável por manchas e pelo envelhecimento precoce da pele. A atenção deve ser redobrada se você passou por um processo de peeling químico ou se esfoliou a pele. A pele fica mais frágil e exposta após estes procedimentos. Estou sempre variando os meus protetores e não sou fiel a nenhum pra falar a verdade. Pra mim o mais importante é que sejam com SPF 50.

Ufa!!! Eu sei que é muita coisa, mas não demoro muito nessa rotina. As vezes pulo alguns passos (caso esteja com pressa) mas a limpeza e o protetor solar sempre estão presentes. Uma dica de quem lutou anos contra acne: abuse dos hidratantes! Quem tem pele oleosa/acneica tende a não usar hidratante e abusar dos adstringentes (sabonete, cremes, etc) e isso “acaba” com a pele. Depois que passei a usar mais hidratantes e menos produtos adstringentes, por incrível que pareça minha pele passou a ficar mais normal e hoje em dia nem uso mais produtos para acne.

Então é isso. Até a próxima!

You Might Also Like...

1 Comment

  • Reply
    Maiele Luz {Sonhada Vida}
    May 4, 2017 at 6:39 PM

    Preciso urgente me ligar em cuidar mais da pele! Gostei dessas suas dicas, nao faco quase nada… ainda! Mas estou no projeto Maiele Miss Universo entao vou introduzir cuidados com a pele tambem 🙂 Stephanie, estou tentando seguir o teu blog para ficar por dentro das tuas postagens mas nao encontrei nenhum daqueles negocinhos para seguir, como e que eu faco? Beijinhos!!!

  • Leave a Reply