Papo de Mulherzinha

Rotina de beleza: cuidados com os cabelos

Desde que vim pros Estados Unidos, fui mudando ou alterando alguns hábitos que tinha no Brasil no que se diz respeito a cuidados de beleza. A razão principal é porque aqui, serviços em geral são bem caros e ir ao salão toda a semana para o ritual unha-cabelo-depilação-etc é um luxo que pouca gente tem. E justamente por isso, a mulherada aqui é totalmente adepta ao DIY-Do it yourself, que nada mais é que faça-você-mesmo. E foi pensando nisso que resolvi compartilhar um pouco dos cuidados e dos produtos que tenho usado para poder não sair pelas ruas parecendo um dos personagens de Walking Dead.

Cuidar do meu cabelo certamente é a coisa mais trabalhosa da minha rotina-de-beleza; sempre foi assim. Eu tenho muito cabelo, cabelo muito cheio, ondulado/cacheado e com tendência a ser mais seco. Desde muito nova já era adepta aos rituais de “banho-de-creme”, creme sem-enxague, óleos, mousse e afins. Então, quando eu morava no Brasil, depois de anos experimentando dezenas de cremes, shampoos, máscaras e etc e nada de conseguir realmente domar minha juba, acabei caindo no papo de que a escova progressiva resolveria todos os meus problemas. A história é tão velha, e acontece com tanta gente, que nem preciso detalhar muito. Você faz a escova progressiva e o cabelo fica lindo. Uns três-quatro meses depois, o cabelo ta uma palha e você volta ao salão e faz novamente o “tratamento”, que devolve o brilho-e-maciez por mais uns poucos meses e o ciclo continua. Bom, cansada dessa bola de neve sem fim, eu decidi que ia parar de vez com a química e voltar com meus cabelos naturais.

Na teoria isso é lindo, mas na prática, não foi fácil viu. Primeiro porque como eu disse, com o passar dos meses e as sucessivas lavagens, a progressiva vai saindo e o cabelo vai ficando cada vez mais palha e a tentação em voltar pra química é grande, bem grande. Isso porque, ao contrário do que muita gente fala, existe progressiva aqui sim! Nos salões ela se chama “Brazilian blowout” e as comunidades de brasileiros nos EUA estão recheadas de gente oferecendo os serviços de progressiva em casa. Mas como eu estava decidida a usar os cabelos naturais novamente, me armei de um mini arsenal de cuidados com os cabelos.

Ao longo do tempo meu cabelo foi perdendo as progressivas com as lavagens e com os cortes e pouco a pouco fui me livrando da química. E com todos os cuidados, dia após dia percebo que o meu cabelo ta ficando cada vez melhor. A maioria dos produtos que eu uso possuem a função “hidratação” ou “nutrição”, que é o que eu acho que meu cabelo precisa mais, mas de vez em quando faço uma reconstrução. No dia-a-dia uso o cabelo ao natural e quando estou animada faço escova. Mas cada vez mais tenho usado os cabelos ao natural e estou amando essa liberdade.

Nessa foto estão alguns dos produtos que eu uso, e na lista abaixo eu listo eles e mais alguns outros que gosto de usar:

Kit de reconstrução CHI
Máscara de Óleo de argan,Organix
Máscara Loreal total repair
Óleo de Coco, Trader Joe’s
Óleo de Argan puro, Trader Joe’s
Oléo anti-frizz John Frieda
Oléo de Argan Organix
Hidratante em spray, John Frieda
Mousse, Shea Moisture
Protetor térmico, Got2be
Spray da Organix
Shampoo de limpeza profunda da Neutrogena

Ufa! Então acho que pra terminar, só faltou falar aonde comprar tudo, certo? Produtos de cabelo eu gosto de comprar no Target e na Ulta porque eles têm muitas marcas. As farmácias tipo Wallgreens/CVS também vendem produtos de cabelo, mas numa variedade menor que o Target. A Ulta é tipo um supermercado de beleza e vende de tudo que vocês imaginarem, inclusive marcas que a gente só acha em salão. Pra quem prefere comprar pela internet tem sempre o Amazon, que nunca nos deixa na mão. 😉

Qualquer dúvida pode deixar um comentário aqui que eu respondo. Até a próxima!

You Might Also Like...

No Comments

Leave a Reply