Veterinária nos EUA

Como validar o diploma de veterinária nos EUA

Tenho recebido vários e-mails me perguntando como fazer para validar o diploma de veterinária nos Estados Unidos. E bom, como ainda tô no início desse processo não sou expert no assunto, mas já pesquisei bastante e já estou me preparando para a primeira prova de veterinária, então resolvi que era a hora de escrever sobre esse assunto por aqui.

A primeira coisa que eu vou falar é que nada, nada mesmo, que eu escreva aqui substitui você fazer suas próprias pesquisas e consultar as agências que regulamentam a validação de diploma. Aliás, se você está começando ou pretende começar a validar o diploma, saiba que irá depender de você, somente de você, passar nas provas. Por isso nada de preguiça em ler os informativos nos sites oficiais.

Acho que não preciso falar aqui, mas pra não perder a viagem, já aviso que é preciso ter inglês fluente pra poder validar. Tudo nesse processo será em Inglês. Então, se você não domina o inglês, recomendo que aprenda primeiro a língua e depois se preocupe com o resto do processo.

Reconhecimento da faculdade pela AVMA

Antes de se inscrever em um dos programas que estou falando abaixo (ECFVG ou PAVE) você irá precisar verificar se a sua faculdade está reconhecida pela AVMA, que é a American Veterinary Medical Association.

Se a sua faculdade estiver na lista, pode dar sequência ao processo e decidir por qual dos programas você irá optar. Se a sua faculdade não estiver na lista, você irá precisar contactar a AVMA e pedir pra eles entrarem em contato com a sua universidade no Brasil, para eles resolverem essa parte burocrática. Depois de verificar o reconhecimento, o próximo passo é aplicar para o programa. Como existem dois, resolvi falar um pouco de cada um pra que você escolha o que for melhor pra você. Ah, e vale consultar os sites oficiais sobre as taxas, pois elas costumam aumentar de tempos em tempos.

ECFVG –  Educational Commission for Foreign Veterinary Graduates

Esse  é o programa mais conhecido e o que irei fazer. Quem regulamenta é a American Veterinary Medical Association (AVMA); esse programa é aceito em todos os estados e pelo governo federal dos EUA. Além disso, também é o programa aceito no Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Eu escolhi esse programa principalmente pelo fato de ser aceito em todos os estados aqui nos EUA. Como não sei dizer se iremos morar pra sempre em Illinois (já moramos no Texas, Deniz gosta da Flórida, etc) eu não quero correr o risco de fazer todo o processo e depois ter que mudar para um estado que não aceita o PAVE e ter que fazer tudo de novo. O programa consta de 4 fases:

  • Fase 1: Fazer a inscrição no programa e enviar documentação. ($1,400 )
  • Fase 2: Fazer o TOEFL e obter a pontuação mínima de 25 no listening, 22 no speaking, 22 no writing e 23 no reading. ($190-$210)
  • Fase 3: Fazer o BCSE – Basic Clinical Science Exam, uma prova teórica que testa os conhecimentos básicos em veterinária. ($220)
  • Fase 4: Fazer o CPE – Clinic Proficiency Exam, 5 provas práticas ($7,000)

PAVE – Program for the Assessment of Veterinary Education Equivalence

O PAVE é regulado pela American Association os Veterinary State Boards (AAVSB). O programa é perfeito pra você que gostaria de ter um treinamento em clínica nos EUA antes de obter sua licença e começar a trabalhar por aqui. É uma excelente forma de iniciar sua carreira em veterinária nos EUA pois além de aprender como tudo é feito por aqui, você vai ter a chance de conhecer professores e outros veterinários. E, a melhor parte, por estar vinculado a uma universidade, você vai poder realmente ter experiência como médica(o) veterinária(o), coisa que não da pra ter mesmo trabalhando como veterinary technician. O lado ruim desse programa? Só é aceito em 43 dos 50 estados nos EUA, além de ainda não ser aceito pelo governo federal (para cargos públicos, por exemplo). Austrália e Nova Zelândia também aceitam. Esse programa também é mais caro ($$$).

  • Fase 1: Fazer a inscrição no programa, enviar documentação e fazer o pagamento referente à inscrição e prova teórica. ( $1,875 )
  • Fase 2: Fazer o TOEFL e obter a pontuação mínima de 26 no listening, 26 no speaking, 20 no writing e 18 no reading. ( $190-$210 )
  • Fase 3: Fazer a QE – Qualifying Exam, uma prova teórica que testa os conhecimentos básicos em veterinária.
  • Fase 4: Escolher uma universidade e se inscrever para fazer o Clinical Rotations (é feito junto com os alunos de veterinária do último ano). Após concluir o programa, enviar o certificado de conclusão para a administração do PAVE. ($50,000-$60,000 em média)

North American Veterinary Licensing Examination (NAVLE)

Bastante coisa né? Mas ainda não terminou. Depois de validar o diploma ainda falta obter a licença para trabalhar aqui, assim como o nosso CRMV no Brasil. Acontece que pra obter a licença a gente precisa fazer mais uma prova. O exame se chama North American Veterinary Licensing Examination (NAVLE) e acontece duas vezes por ano, em meados de Abril e Novembro.

É minha gente, não é brincadeira não. Eu pretendo escrever posts detalhando cada uma das fases do processo e como tenho feito. Nesse primeiro post meu objetivo era dar uma luz pra você que está perdido e não sabe nem como começar.

Um beijo e um queijo procês!

You Might Also Like...

33 Comments

  • Reply
    Michel Sarausa
    April 3, 2017 at 1:07 PM

    Excelente post. Muito informativo e direto… Só uma duvida. Os 6 comprovantes de cirurgias devem ser de cirurgias realizadas nos EUA, podem ser do Brasil? Muito obrigado…

    • Reply
      Stephanie Wojciechowski
      April 10, 2017 at 4:15 PM

      Olá! Podem ser cirurgias realizadas no Brasil mesmo. No site da ECFVG eles fornecem o formulário para imprimir; aí basta preencher e pegar as assinaturas de algum veterinário que tenha a licença. Aliás, na minha opinião, é bem mais fácil se preparar pra essa prova (especialmente a parte prática) no Brasil. Aqui nos EUA é difícil achar veterinários pra ajudar e os programas que treinam pra prova têm um precinho bem salgado, infelizmente.
      Abraços e boa sorte!

      • Reply
        michel sarausa
        May 16, 2017 at 3:27 PM

        muito obrigado pela resposta… teria algum email o qual pudessemos tirar algumas duvidas, pois estamos indo para os eua dia 19….

      • Reply
        cristina
        August 12, 2017 at 6:49 PM

        Olá, tambéms sou veterinaria de BH :). Voce por favor poderia enviar o link do formulario para imprimir. Não encontrei no site. Já tenho cinco anos de formada e não trabalho com cirurgias somente com clínica, será que dá pra fazer a prova prática?

        • Reply
          Stephanie Wojciechowski
          August 27, 2017 at 9:04 AM

          Ei Cristina! O formulário tem que pegar no site deles mesmo. Eles disponibilizam para download nesse link https://ecfvg.avma.org/
          Beijos!

  • Reply
    Veterinária nos EUA – Step 1 – Inscrição no ECFVG – Vida de Estrangeira
    April 12, 2017 at 8:20 AM

    […] Como validar o diploma de veterinária nos EUA […]

  • Reply
    Mariana
    May 9, 2017 at 3:31 PM

    Oi! Muito legal o seu blog! Tambem sou veterinaria e estou morando nos EUA. Atualmente estou me preparando para o TOEFL.
    Voce poderia contar mais sobre sua rotina de estudos para os exames? Adoraria algumas dicas!
    Beijos e boa sorte!

    • Reply
      Stephanie Wojciechowski
      May 9, 2017 at 8:39 PM

      Oi Mariana! Obrigada pela visita. 🙂
      Te mandei um e-mail com as dicas sobre a prova. Beijos!

  • Reply
    Ana Claudia Mendes Vieira
    June 11, 2017 at 9:08 AM

    Estou no quarto período de Medicina Veterinária e já estou começando a pesquisar formas de poder trabalhar nos EUA!!!adoreicseu post!!sucesso pra vc!!bjoo

    • Reply
      Stephanie Wojciechowski
      June 18, 2017 at 9:21 AM

      Obrigada linda! Sucesso pra você também. 😉

  • Reply
    Bruno Vasconcelos
    June 18, 2017 at 11:54 AM

    Olá, Stephanie.
    Estou no 8° período do curso; após a conclusão eu pretendo fazer dois anos de residência por aqui mesmo e depois (ou durante) o processo eu inicio a validação do diploma. Gostaria de saber se você tem alguma informação sobre estágios na área (clínica de pequenos) que possamos fazer para nos familiarizarmos com o ambiente de trabalho e casos clínicos comuns, e algumas dicas de estudos para os testes (pois estou estudando desde já; tenho estudado de tudo um pouco com base no que leio pela internet sobre todas as etapas de validação).
    Boa sorte na sua jornada, aguardo sua resposta! 😁

    • Reply
      Stephanie Wojciechowski
      August 27, 2017 at 9:26 AM

      Oi Bruno!
      Então, acho super válido o que você está fazendo. Aliás, se eu soubesse que viria pros EUA na época da faculdade, eu teria feito o mesmo. Vou separar as respostas em tópicos, vamos lá!
      – Estágio: é possível sim fazer estágios aqui. Pra isso você deve contactar diretamente a clínica/hospital/universidade onde você deseja estagiar, com o máximo de antecedência possíve. Os alunos de veterinária aqui também fazem estágios, então tenta agendar os seus com bastante antecedência. Quando for agendar estágios, procura saber como vai ser o estágio (muitos só deixam a gente observar e acompanhar, não podemos tocar nos animais e etc; alguns deixam a gente ajudar…tem que ver com o local).
      – Estudos: tenta estudar em inglês sempre que você puder. Apesar da matéria ser a mesma, eu senti que estudando em inglês ajuda a gente a desenvolver um vocabulário mais profissional/técnico. O Merck é ótimo porque tem um pouco de tudo, estou usando ele e gosto bastante. Já que você ainda está na faculdade, aproveite a facilidade de ter os professores por perto pra treinar bastante para a prova prática outras áreas (tipo clínica de grandes e necropsia). A parte de pequenos você já vai estar praticando com a sua residência, o que deixa tudo mais fácil.
      Boa sorte pra você em tudo e bons estudos.

  • Reply
    Nayara
    July 3, 2017 at 2:53 AM

    Oiiiii! Curtindo o seu blog!!!

    Também estou iniciando o processo para atuar aqui na California. Gostaria de receber algumas dicas de estudo por email. 🙂

    Já estou com a documentação em mãos c/ tradução juramentada. Ansiosa para começar o processo!! Vamos juntas!!!

    • Reply
      Stephanie Wojciechowski
      August 27, 2017 at 9:15 AM

      Ei! Boa sorte no processo! Eu não tenho dicas de estudo por enquanto, infelizmente… Tudo o que posso dizer é, estude muito! (foi o que falaram pra mim). Beijos!

  • Reply
    Nayara
    July 3, 2017 at 2:54 AM

    Sou mineira tb, de BH. Formada pela UFMG. 😉

    • Reply
      Stephanie Wojciechowski
      August 27, 2017 at 9:14 AM

      Ahhhh que maravilha! Então você é guerreira que sobreviveu às aulas de Forragicultura. hahaha

  • Reply
    Larissa B. G. Pessoa
    July 14, 2017 at 10:30 AM

    Boa tarde, Stephanie! Td bem?!
    Poderia esclarecer uma dúvida?! Referente ao programa PAVE, é necessário a validação do diploma tbm? Do qual eu tenho que verificar já antes se a faculdade que eu irei fazer está na lista?
    Muito obg! Bjs 😘😊

    • Reply
      Stephanie Wojciechowski
      August 27, 2017 at 9:13 AM

      Ei! Sim, os dois programas são para validar o diploma, a diferença é quem regulamenta cada programa. Para os dois você precisa verificar se a faculdade está na lista. Se a sua faculdade não estiver na lista, aí você entra em contato com o programa que você quiser fazer para dar entrada no processo de verificação de faculdade. É um processo lento, mas é possível.
      Bjão!

  • Reply
    DEBORAH CASTRO
    July 24, 2017 at 10:40 PM

    Olá, me formei esse ano, entrei numa residência e estou começando a me preparar para a equivalência no Canadá. As provas são quase as mesmas pros EUA.
    Espero que você continue nos dando um update de cada passo, pois ajuda muito.
    Minha dúvida: esse comprovante de cirurgia tem que ser específico ou qualquer OH já serve? E como funcionam as práticas?

    • Reply
      Stephanie Wojciechowski
      August 27, 2017 at 9:10 AM

      Ei! Parabéns pela residência! Sim, o processo é bem parecido mesmo. Algumas províncias do Canadá têm uma prova extra de cirurgia, então da uma olhada nisso quando você estiver se preparando. Eu não sei detalhes do processo do Canadá, mas soube dessa prova através de uma amiga minha que quer fazer a validação para o Canadá.

      Sobre o comprovante de cirurgia, pode ser qualquer uma.

      As provas práticas ainda não sei todos os detalhes porque estou lidando com cada etapa de uma vez (pra tentar manter o stress sobre controle sabe?); mas assim que eu tiver mais informações eu irei escrever aqui.

      Bjão e boa sorte!

  • Reply
    Josandra
    July 29, 2017 at 10:09 PM

    Oi, Stephanie,
    Estou morando em Tampa-Fl. Gostaria de saber se aqui é aceito o PAVE. Já conferi na lista que a universidade que cursei é reconhecida. Estou fazendo inglês e preparando para o TOEFL.

    • Reply
      Stephanie Wojciechowski
      August 27, 2017 at 9:07 AM

      Ei Josandra! Então, quando eu olhei não aceitava (infelizmente). Aliás, foi justamente por não ser aceito na Flórida que eu não fiz o PAVE. Mas depois que você terminar com a parte de estudar inglês, vale a pena você consultar o site deles porque eles estão sempre atualizando. Boa sorte nos estudos! Bjão!

  • Reply
    Paulo Reis
    July 31, 2017 at 10:26 PM

    Ótimo post, muito didático para pessoas que como eu desejam irem tentar suas vidas em outros países!
    Muito obrigado!

    • Reply
      Stephanie Wojciechowski
      August 27, 2017 at 9:05 AM

      Por nada! 😉

  • Reply
    TAWANE MARIA SANTOS GOMES
    August 23, 2017 at 2:41 PM

    Oii. Primeiro, muito obrigada por disponibilizar tantas informações! minha universidade não está na lista, para contactar AVMA, será facil ser reconhecida ?

    • Reply
      Stephanie Wojciechowski
      August 27, 2017 at 8:37 AM

      Ei! Eu não sei dizer exatamente como funciona esse processo porque não precisei fazer. Mas eles são super solícitos e geralmente respondem nossos e-mails bem rápido. Sugiro que você envie um email a eles pra saber exatamente como funciona e o que você deve fazer. Bjão!

  • Reply
    patrik
    September 8, 2017 at 9:27 PM

    Ola no meu caso me formei na ulbra de Rondônia e na lista acima apresenta apenas a matriz que se localiza em canoas rio grande do sul. Neste caso será que passa ou tem que que cadastrar a filial em jiparana onde me formei. Onde busco essas informações

    • Reply
      Stephanie Wojciechowski
      September 19, 2017 at 2:01 PM

      Não sei dizer, você precisa entrar em contato com a AVMA, só eles vão saber te responder. E no caso de não poder, eles vão te explicar como proceder em seguida. Boa sorte!

  • Reply
    Luiza Oliveira
    September 13, 2017 at 9:44 AM

    Olá Stephanie tudo bem, amei suas dicas, muito obrigada pela ajuda. Uma dúvida, olhei a lista das referências bibliográficas que eles indicam pra estudar para o BCSE, é mais clinica de pequenos e equinos que cai na prova então? Beijos obrigada.

    • Reply
      Stephanie Wojciechowski
      September 19, 2017 at 1:57 PM

      Ei! Então, eles cobram tudo nessa prova, é bem misturada mesmo. Mas imagino que se for pensar em número de questões, tem mais de equino e pequenos do que de aves, por exemplo.

  • Reply
    Alexandre Novaes
    September 18, 2017 at 3:54 PM

    Olá Stephanie, gostei muito do seu post. Obrigado pelas informações!
    Ainda estou no Brasil e me formo esse ano. Estou em fase de pesquisa para me mudar e me estabelecer no Canadá, na região de fronteira com os EUA. Eu sinceramente não gostaria de passar muitos anos fazendo provas sem poder atuar na minha área, então gostaria de uma recomendação sua para qual dos processos eu deveria prestar.
    O ECFVG me pareceu bem demorado e trabalhoso e o PAVE, apesar de algumas limitações, me pareceu mais rápido e me chamou a atenção pela sua parte prática. Mas será que é relativamente fácil conseguir o Clinical Rotations em uma universidade? Sabe me dizer quanto tempo dura, em média, ambos os processos?

    Muito obrigado e boa sorte sempre!

    • Reply
      Stephanie Wojciechowski
      September 19, 2017 at 1:54 PM

      Ei! Então, em questão de tempo os dois são mais ou menos a mesma coisa até onde eu sei. Uma fase é dependente da outra, então só depois de ser aprovado em uma prova que é possível aplicar para fazer a outra. Algumas provas ocorrem durante o ano todo (como toefl e bcse), mas o navle, por exemplo, é só 2 vezes por ano. Eu acredito que é possível fazer tudo em 2-3 anos, se passar em todas as provas na primeira tentativa. Em relacão a fazer o clinical rotations, não sei dizer porque não pesquisei sobre isso. Mas o clinical rotations em si dura 1 ano e é feito junto com os alunos de quarto ano de veterinária aqui.
      Boa sorte pra você também!

    Leave a Reply