Chicago

Willis Tower (Sears Tower)

Willis Tower, antigamente chamada de Sears Tower, é o edifício mais alto de Chicago e o segundo mais alto dos Estados Unidos (o edifício mais alto dos EUA atualmente é o One World Trade Center, em Nova York). E, provavelmente pelo fato de por tanto tempo ter sido o arranha-céu mais alto dos Estados Unidos, é um dos locais mais visitados em Chicago.

O prédio começou a ser construído em 1970 pela Sears, Roebuck & Company, daí ser conhecido como Sears Tower. Possuindo 108 andares, o prédio foi construído com o objetivo de concentrar todos os funcionários da empresa em um único local. Como a Sears não iria utilizar todos os andares do prédio, o restante foi alugado para outras empresas. Acontece que com o passar dos anos as vendas da Sears começaram a cair e aos poucos a empresa foi perdendo participação no mercado. Em 2004, um novo grupo comprou o edifício e o renomeou Willis Tower.

O prédio ostentou o título de mais alto edifício do mundo por 24 anos, mas perdeu o título em 1998 para o Petronas Twin Towers em Kuala Lumpur, Malásia. Ao longo dos anos outros arranha-céus foram construídos ao redor do mundo e atualmente o prédio ocupa a sétima posição mundial; nada mal, se você pensar que o prédio foi construído em 1970 e a engenharia e arquitetura de hoje estão ainda mais avançadas do que na época.

Mas a melhor parte desse prédio é justamente o observatório, chamado de Skydeck, que fica no 103.º andar. De lá, a além de podermos ter uma vista privilegiada da cidade, nos dias de muito vento podemos sentir o prédio balançar – aterrorizante e divertido ao mesmo tempo. Em dias claros, como estava o dia quando eu visitei, você terá uma visão privilegiada do Lago Michigan e região do Loop, South Loop e West Loop. O prédio ainda tem umas caixas de vidro que se projetam para fora, aonde você pode ir e tirar fotos. Dá um friozinho na barriga mas vale a pena.

A primeira vez que fui visitar o prédio foi justamente na semana que nos mudamos pra Chicago. Era um Sábado de manhã mas a fila estava tão grande (ia ter um jogo dos Cubs mais tarde) que acabamos desistindo e deixando pra um outro dia. E esse “outro dia” acabou sendo quando uma prima do Deniz veio nos visitar; já preparados pra fila, compramos os ingressos com antecedência e foi bem mais tranquilo. Mesmo com os ingressos, ainda passamos pela fila da segurança e depois uma outra fila pra pegar o elevador; ficamos cerca de 30-40 minutos só pra poder subir. Mas vale a pena pois a vista da cidade é linda. Pra fechar, saindo de lá fomos no Giordano’s comer a famosa chicago-style pizza.

Algumas dicas pra quando você visitar:

  • Se você não tiver o Citypass, recomendo comprar o ingresso online. As filas costumam ser bem grandes e assim você consegue pular uma delas.
  • Como muitos edifícios nos EUA, prepare-se para segurança estilo aeroporto.
  • Use transporte público ou vá caminhando. Nem pense em ir pra região do Loop de carro; estacionamentos são bem caros.
  • Se puder, evite ir nos dias de comemorações ou feriados; nesses dias as filas são ainda maiores. Dia de semana é certamente o melhor dia pra visitar.
  • Se quiser soar como um local, chame de Sears Tower. 😉
233 S. Wacker Dr. (A entrada do Skydeck fica na rua lateral,Jackson Blvd.)
Aberto todos os dias; April-Setembro(9am-10pm) e Outubro-Março(10am-8pm).
Ingressos: $22,00 (passe comum), $33,00 (passe dia-e-noite)

You Might Also Like...

1 Comment

  • Reply
    Greektown – Vida de Estrangeira
    April 25, 2017 at 11:43 PM

    […] Willis Tower (Sears Tower) […]

  • Leave a Reply