Vida nos Estados Unidos

Bem vindo! Por favor, tire os sapatos

Quando eu era pequena me lembro de que toda as vezes que minha mãe limpava a casa, ela pedia pra gente deixar os sapatos do lado de fora da casa. A gente fazia isso e os amiguinhos que porventura nos visitavam também. Mas isso nunca foi um hábito sabe? Nos outros dias, todo mundo usava os sapatos normalmente. E o ritual de retirar os sapatos na porta de casa ficava restrito aos dias de faxina.

Os anos se passaram e fui fazer meu estágio na Dinamarca. Lá, todo mundo tirava os sapatos; sempre, sem exceção. Em todas as casas, logo na entrada, existia um local pra você colocar os sapatos e os casacos. Então, tirar os sapatos virou um hábito para mim, assim como sempre checar o estado das minhas meias. Chegava a ser engraçado em algumas ocasiões, todo mundo bem arrumado para um jantar, as mulheres de vestido, os homens de calça e camisa social e todos, sem exceção, descalços.

Dois anos depois voltei para o Brasil e também voltei a desfilar os sapatos pela casa. Alguns anos depois, vim para os Estados Unidos, e aí tudo começou a mudar. Sempre que visitávamos alguém era aquele ritual de tirar os sapatos, mas no nosso apartamento não tínhamos esse hábito. Até tentei, mas como nosso apartamento não tinha um armário na entrada ou espaço pra colocar sapatos na porta sem atrapalhar a passagem, acabei deixando isso de lado. A única coisa que fiz foi colocar um tapete na entrada do nosso quarto (que tinha carpete) pra poder marcar que a partir dali não podia entrar de sapato. Todos os nossos sapatos ficavam no closet que ficava, exatamente, em frente a esse tapete.

E aí nos mudamos pra Chicago. Antes mesmo de mudar eu já avisei ao Deniz: “em Chicago nós não vamos usar sapatos dentro de casa”. E ele concordou diante minha ameça de fazê-lo limpar o carpete que com certeza teríamos por todo o apartamento. Eu não sei se mencionei aqui, mas nas fotos que recebemos sobre o apartamento e no vídeo, tinha carpete na sala de estar e nos quartos – sobrando somente a área de cozinha e sala de jantar e o corredor com piso de madeira.

Mas aí, quando chegamos tivemos uma bela surpresa: carpete somente nos quartos! Eles estão reformando vários apartamentos no prédio em que eu moro e o nosso é uma das unidades novinhas em folha. Eu fiquei imensamente feliz com isso, porque odeio com todas as forças carpete; além de complicar muito minha rinite alérgica, mancha fácil e mesmo passando o aspirador com frequência, depois de um tempo só mesmo com aquelas lavagens com máquina pra deixar o carpete limpo de verdade. Mas, mesmo assim, mantive a regra da casa.

Hoje, temos pouco mais de um mês morando aqui e tirar os sapatos já virou uma rotina. Temos um closet logo na entrada e a primeira coisa que fizemos foi organizar todos os sapatos que usamos no dia a dia nesse closet. Pra caber tudo, compramos na Ikea dois organizadores de sapatos – aliás, antes de irmos até a loja, eu medi o tamanho desse armário porque queria algo que coubesse dentro do armário. Esse modelo que escolhemos serviu perfeitamente, e por isso trouxemos ele.

Nesse armário também colocamos os casacos, guarda-chuva, minha bolsa de dia-a-dia e acessórios de inverno (que por enquanto temos poucos). Fica tão mais fácil manter a casa limpa e organizada assim, vocês não têm ideia. Ainda quero “melhorar” nossa entrada, colocando um espelho e um banquinho pra facilitar quando a gente está se arrumando pra sair. A princípio até pensei em colocar um aparador mas desisti da ideia porque acho que vai ficar muito cheio e vai mais atrapalhar do que ajudar. Como ainda estamos em fases de testes do que a gente realmente quer e precisa nessa área, achamos melhor esperar antes de sair comprando um monte de coisa. Pra finalizar, coloquei uma caixinha para guardar moedas da Argentina e um pratinho que veio diretamente do Irã (presente de uma amiga de Houston que é Iraniana) para colocarmos as chaves. Vocês não têm noção o quão internacional está ficando essa casa! Aos poucos vou mostrando os outros cantinhos da casa para vocês. 😉

Até a próxima!

You Might Also Like...

No Comments

Leave a Reply