Vida nos Estados Unidos

Aluguel de apartamento nos Estados Unidos

Alugar apartamento nos Estados Unidos é bem diferente de alugar no Brasil. Aqui, muitos apartamentos são de propriedade de uma empresa, e não de pessoas. Essas empresas constroem os prédios, instalam as coisas básicas que vêm dentro de cada apartamento e tudo o que estiver incluso no que chamamos de área comum. A mesma empresa cuida do aluguel de cada apartamento e dispoe de um “leasing office” em cada prédio. Ou seja, quando você vai alugar um apartamento você não precisa procurar uma imobiliária ou corretor de imóveis. Tudo o que você precisa fazer é encontrar o prédio que você quer morar.

Resolvi escrever esse post pra poder compartilhar como foi que alugamos nosso apartamento em Chicago. Em Houston eu não participei desse processo de escolher o apartamento mas o Deniz me disse que foi bem parecido com o que fizemos para escolher o apartamento de Chicago. Aliás, se você quiser saber um pouco mais sobre apartamentos em Houston, leia o post que escrevi sobre o bairro que morei lá, Upper Kirby.

Encontrando o apartamento ideal

Antes de começar a busca, reserve uns minutos pra fazer uma lista com aquilo que é essencial no apartamento que você quer, bem como determinar o seu budget, ou seja, quanto você quer/pode pagar e o bairro ou bairros que você tem interesse.

Veja a minha lista:

  • 2 quartos e 2 banheiros
  • Lavanderia dentro do apartamento
  • Próximo à estação de metrô
  • Próximo a supermercados, farmácias e restaurantes (isso seria um plus)
  • Sem carpete (isso seria um luxo, hahaha)

Na internet existem diversos sites que ajudam nessa etapa de busca. Vou escrever especificamente sobre os sites que utilizamos para encontrar prédios de apartamentos em Chicago. Utilizamos 3 sites apartments.comyochicago.com e apartmentratings.com. Nesses sites, fomos olhando os apartamentos nos bairros que queríamos e começamos a montar uma lista. Depois, entramos no site de cada um desses apartamentos pra ver as plantas, fotos e o que o prédio oferece. Aqueles que a gente gostava mais, aproveitavamos pra telefonar e fazer mais perguntas, pedir preços, etc.

Pelo mapa acima, da pra ter uma idéia de quanto custa morar em alguns bairros da cidade, para apartamentos de 1 quarto. Uma coisa que vale a pena lembrar de perguntar é o que está incluso no valor do aluguel. Isso varia muito entre cada prédio e pode impactar bastante no valor que você vai pagar no final. Por exemplo, no nosso prédio existe o “utilities pack”. Além do aluguel pagamos uma taxa fixa de $115,00 que contempla (internet/tv, aquecedor, ar-condicionado, água e lixo). Fora isso, ainda existe a taxa de $225,00 referente a estacionamento (algo que em Houston não existia, mas que em Chicago é praticamente uma regra). A maioria dos prédios aceita animais, mas também cobra uma taxa por isso. A única coisa que iremos pagar separado é a energia.

Foram mais ou menos 2 semanas nessa maratona, até que chegamos a uma lista menor. Os sites yochicago.com e apartmentratings.com foram de grande ajuda nessa parte porque eles fazem reviews dos prédios, apartamentos e bairros. Além disso, tem muitos comentários, vídeos e fotos dos apartamentos. Eu vasculhei essa internet inteirinha antes de dizer “é esse o apartamento” e recomendo você fazer o mesmo.

Alugando apartamento à distância

O apartamento que alugamos, coincidência ou não, foi o primeiro que a gente gostou e estávamos morrendo de medo de não conseguirmos alugar por causa do budget. Os valores de aluguel variam bastante dependendo da cidade e do bairro e no caso de Chicago é mais caro que Houston. No fim, acabamos decidindo pagar um pouco mais do que gostaríamos pra poder ficar numa localização melhor.

O valor do aluguel irá variar de acordo com o seu contrato; contratos mensais são mais caros que contratos anuais. Outra coisa que vai pesar é se você tem o tal credit score ou não. No nosso caso isso não foi um problema por causa do Deniz, mas se eu fosse alugar sozinha certamente teria que deixar 1 ou 2 meses de aluguel adiantado.

Depois que a gente decidiu pelo apartamento foi bem simples. Ligamos para o Leasing Office do prédio que gostamos e informamos a data que queríamos mudar. Eles checaram se possuíam apartamento disponível para a data que queríamos, acertamos os detalhes pelo telefone e depois o resto foi online. Através do site do prédio a gente faz um cadastro e informa a data que iremos mudar, qual o apartamento escolhido, se teremos animais ou não, se queremos garagem e etc. Não sei dizer como funciona em outros prédios, mas no nosso precisamos fornecer Social Secury Card e documento de identificação dos EUA (carteira de motorista do Deniz, minha permissão de trabalho). Tudo bem simples e rápido. Feito isso, aguardamos alguns dias para eles verificarem tudo e com tudo ok, eles enviaram nosso contrato de aluguel para assinarmos online. Assinamos e pronto. Ah, não precisamos fazer aquele pagamento de 1 ou 2 meses que alguns lugares pedem. Mas, acredito eu, que isso é devido ao tal seguro que precisamos ter pra poder assinar o contrato.

Depois de assinarmos o contrato, recebemos  um outro email, com informações sobre como solicitar o ligamento de energia e cabo de internet/tv. Além disso, pediram para enviarmos uma cópia do nosso seguro de inquilino. Não sei se isso é comum no Brasil, mas aqui é preciso fazer um seguro para alugar apartamentos; como a gente já tinha esse seguro aqui em Houston, só ligamos para a mesma empresa e pedimos para fazer uma transferência. Pronto, o restante do processo agora é pessoalmente.

Entrega das Chaves

No dia combinado em que chegaríamos em Chicago, a gerente do leasing office nos ligou para confirmar que estava tudo pronto e que eles estavam nos aguardando. Quando chegamos, fomos muito bem recebidos. Terminamos de assinar alguns papeis, fizemos o pagamento referente ao mês que estava iniciando e recebemos as chaves do apartamento. Tudo muito simples mesmo. Quando entramos no nosso apartamento não poderíamos estar mais felizes, era o que a gente esperava, mas ainda melhor. Super fiel às fotos do site, aos vídeos e à planta do apartamento. Nada melhor que chegar numa cidade nova já com lugar para morar!

Eu sei que também existe a opção de alugar apartamento de uma pessoa ou com uma imobiliária. Mas, sinceramente, acho bem mais simples dessa forma. Além disso, pelo fato de uma empresa administrar o predio e ser dona dos apartamentos, todos têm o mesmo padrão e evita-se os famosos golpes em que se aluga gato por lebre. Ainda mais pra alugar à distância, acho melhor não arriscar.

You Might Also Like...

No Comments

Leave a Reply