Checklist de mudança

Checklist de mudança

Esse mês está sendo um intensivão de atividades. E agora que faltam apenas duas semanas para nos mudarmos já estamos com quase tudo pronto. Não imaginava que teríamos tanta coisa pra resolver, mas estou feliz que já estamos bem adiantados em quase tudo. Por isso, resolvi fazer esse post pra detalhar tudo o que tivemos que fazer. Se você também estiver de mudança, a dica que dou é prepare-se com a maior antecedência que você puder. Isso realmente facilita bastante.

Nossa checklist

  • Informar o trabalho em Houston – Logo depois que o Deniz aceitou o trabalho em Chicago, foi a vez de informar a empresa atual. O período de aviso desligamento nos EUA varia; no caso da empresa que ele trabalha vai de 2 semanas a 1 mês, dependendo do cargo. No caso dele, o período era de 30 dias. Acertado o dia com o RH, foi preciso também escrever uma carta solicitando a saída do trabalho.
  • Informar apartamento em Houston – Nós moramos em um apartamento em Houston, que por contrato pede que a gente informe 60 dias antes. Como não tinhamos esse tempo todo, conversamos com o gerente do prédio, que nos ajudou um pouco nessa parte. Ao invés de pagar 2 meses de aluguel por não cumprirmos esse prazo, iremos pagar “somente 1”.
  • Encontrar um apartamento em Chicago – foi uma verdadeira maratona encontrar um apartamento que atendesse a todos os nossos requisitos em Chicago, principalmente a distância. Mas conseguimos! Pretendo escrever um post mais detalhado sobre esse processo depois que a gente chegar lá e finalizar tudo.  Mas foi ótimo já ter um endereço na cidade nova, porque já adianta bastante coisa.
  • Contratar uma empresa de mudança – pesquisamos online algumas empresas e fizemos as cotações por telefone. Fechamos com aquela que fez o melhor preço pra gente. Foi bem tranquilo essa parte. Eles enviam tudo por e-mail, contrato, valores e etc. O pagamento é feito 50% no momento que eles buscam as coisas e o restante quando eles entregam no novo endereço.
  • Informar a mudança de endereço na USPS – Esse passo é extremamente simples. Fomos na agência da USPS e preenchemos um formulário informando nossa mudança e nosso novo endereço. Assim, qualquer carta que recebermos após nossa saída será enviada diretamente para Chicago.
  • Informar a mudança de endereço na USCIS (Imigração) – Também simples. Telefonei para a USCIS para me informar como devemos fazer e tudo é feito online, diretamente no site deles.
  • Cancelar de cabo/internet e energia em Houston – Pelo telefone; basta ligar e solicitar o cancelamento. E não, eles não ficam enchendo a paciência e pedindo 1000 explicações de porque queremos cancelar.
  • Ligar de cabo/internet e energia em Chicago – Foi bem simples também, Deniz telefonou para as duas empresas e fez o pedido. No caso da internet, iremos ligar novamente quando chegarmos só pra marcar o horário para que eles venham até o apartamento fazer as instalações.
  • Fazer revisão do carro – Como iremos dirigindo até Chicago, levamos o carro para uma revisão e troca de óleo (estava quase na hora) na Firestone. Estava bem cheio no dia e por isso levou algumas horas pra terminar. Mas valeu a pena. Mais uma tarefa concluída.
  • Atualizar seguros – Já informamos o seguro do carro sobre nossa mudança e atualizamos tudo. Também atualizamos o seguro de residente, que é necessário para alugar apartamento nos Estados Unidos.
  • Atualizar endereços banco/cartão de crédito/assinatura de revistas – Fizemos tudo pelo telefone e/ou online. Bem simples e sem burocracia.
  • Planejar a viagem Houston>Chicago e fazer a reserva de hoteis – Google, I love you!!! Reservei os hoteis pelo booking, meu fiel companheiro de viagens.
  • Organizar jantares de Despedidas com amigos – Essa foi a parte mais triste, deixar os amigos que fizemos aqui. Mas os encontros foram ótimos. 🙂
  • Empacotar a mudança – Compramos caixas e materiais para empacotar as nossas coisas na Home Depot e já adiantamos bastante essa parte. Ainda bem que me segurei esses meses e não comprei muita coisa do nosso enxoval de casamento. Valeu a pena!

Então por hoje é isso pessoal. Ainda tenho vários posts sobre Houston pra colocar aqui e vou soltando aos poucos pra não deixar vocês sem coisas novas para ler. Um beijo e um queijo procês!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *