Nossa Vida

USA News: tempestades tropicais e furacões

Essa semana, tudo o que tem se falado na TV e jornais do lado de cá é sobre o “aniversário” de 10 anos do furacão Katrina. Fazer uma ou outra reportagem eu até entendo, mas são dias e dias falando sobre o assunto e relembrando a população sobre o desastre. E isso é uma coisa que tenho visto com certa frequência no pouco tempo que estou aqui – desastres naturais.

Muitos brasileiros nunca vivenciaram um desastre desse tipo; temos dezenas de problemas mas esse pelo menos não temos e é sempre algo bom de se lembrar. Furacões, terremotos, tornados e tempestades de neve – tudo isso você pode encontrar nos Estados Unidos, dependendo de onde mora. E isso é realmente algo muito chato. Na maioria das vezes as pessoas mais pobres são as que sofrem mais e isso é quase injusto, pois muitas vezes não conseguem se recuperar. Um exemplo disso foi o efeito causado pelo furacão Katrina.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=unf5RO9c3KU&w=1280&h=720]

Logo que cheguei aqui uma tempestade tropical se formou próximo ao Golfo do México e ‘ameaçou’ atingir Houston. Eu ficava o tempo todo acompanhando as notícias porque morria de medo de a tempestade ganhar força e virar furacão.E não fui a única; diante da possibilidade as escolas cancelaram as aulas e muitas empresas deram dia de folga para os funcionários – o Deniz foi um desses,. Por fim, a tempestade perdeu força e só tivemos uma chuva fraca aqui onde moramos. Mas é melhor prevenir do que remediar, sempre.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=tJZOOQqoWzA&w=1280&h=720]

Coincidência ou não, essa semana uma nova tempestade tropical se formou, dessa vez mais próximo do estado da Flórida – Tempestade Tropical Erica. As tempestades tropicais podem virar furacões, por isso os noticiários ficam a todo tempo atualizando a metereologia. A maioria das pessoas acompanham esses noticiários e aí, em caso de necessidade já começam a se preparar – compram água e comida enlatada, pilhas, baterias, etc. Eu nunca vi nada parecido no Brasil mas entendo completamente. Eu tenho certeza que faria o mesmo se estivesse lá. Melhor prevenir do que remediar, como dizem em Minas.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=17Z3azradFc&w=1280&h=720]

You Might Also Like...

No Comments

Leave a Reply