Papo de Expatriado

Então, vou virar imigrante

Os últimos dias tem sido intensos. Aliás, tem sido assim desde que decidimos nos casar. Para casais normais, a decisão de se casar vem acompanhada de planejamentos, festas e listas de enxoval. Para casais internacionais, casamento vem quase sempre seguido de muita, muita burocracia. Como meu visto não é de residente, fui no site da embaixada americana no Brasil tentar descobrir como mudo a categoria do meu visto. Pelo o que entendi, quem esta namorando e decidiu se casar deve solicitar o visto de noiva; acontece que esse visto é solicitado no Brasil, não nos Estados Unidos. Então ficamos sem saber o que fazer. O que acontece quando você esta nos Estados Unidos como visitante e um belo dia seu namorado diz que deseja se casar?

Essa é a minha situação nesse momento. Depois de curtir o momento de “oba, iremos nos casar” começamos a pesquisar como devemos proceder pra fazer tudo certo, de acordo com as leis daqui. Como não sabemos realmente o que fazer, pedimos ajuda aos universitários. Eu entrei em em contato e pedi ajuda no fórum de imigrantes brasileiros e os pais do Deniz também conversaram com várias pessoas que eles conhecem (eles são professores de universidade e conhecem muitos estrangeiros). Depois de saber nossas alternativas, fomos até a fonte oficial. Hoje o Deniz telefonou para a “USCIS – US Citizenship and Immigration Services“, explicou nossa situação e perguntou o que devemos fazer. Foi a melhor coisa que fizemos! Eles foram bastante prestativos e explicaram como devemos fazer.

Bom, o que iremos fazer é dar entrada no meu green card através do processo de adjustment of status após o casamento, que é o que mais se encaixa na nossa situação. É um processo bem minucioso, cheio de detalhes e documentos para enviar. Para preparar a documentação estou consultando dois fóruns: visa journey e imigrar. Ambos são excelentes e dão muitas dicas e informações. Mas o mais importante é sempre verificar com os órgãos oficiais (embaixada americana no Brasil ou USCIS nos EUA).

Com essa parte de decisões tomada, estamos nos concentrando na parte prática e mais interessante. Na Sexta-feira ao Harris County Clerk’s Office solicitar nossa licença para o casamento e marcar a data da cerimônia civil e no Sábado iremos para San Antônio passar o final de semana e comemorar o nosso noivado. Estou me sentindo feliz, empolgada, ansiosa, apaixonada, nervosa e mais muitos outros ‘osa e ada’. Nunca na minha vida pensei que seria possível sentir tantas coisas ao mesmo tempo mas estou adorando. Sinal de que o coração anda em boa forma. 🙂

You Might Also Like...

No Comments

Leave a Reply