Houston

NASA & Space Center Houston

Há muitos anos atrás, mas precisamente em 1995, aconteceu a estréia do filme Apolo 13. Coincidentemente, eu tinha 13 anos; não, não sou superticiosa em relação ao número 13 (ou qualquer outro número). Mas voltando ao assunto, uma frase desse filme ficou pra sempre eternizada na memória de qualquer pessoa que tenha assistido ao filme – “Houston, we have a problem”.

Antes desse filme, eu nem sequer sabia que Houston existia! E hoje, cá estou eu escrevendo sobre a minha primeira viagem aos Estados Unidos visitando justamente a cidade de Houston. Quando Deniz e eu começamos a planejar a viagem, visitar a NASA foi a primeira coisa que decidimos. Claro que existem vários outros lugares legais pra conhecer na cidade, mas esse sem dúvida é um dos mais visitados pelos turistas.

O Space Center de Houston é o centro de controles de tudo relacionado à Estação Espacial Internacional, então apesar de ter uma parte aberta a visitantes muitas das instalações e prédios não podem ser visitados pois é onde os engenheiros, astronautas e todos os funcionarios da NASA trabalham. NASA é a sigla para National Aeronautics and Space Administration.

Logo na entrada, a gente já vê o Space Shuttle Explorer e é legal pra já dar o clima do que está por vir. No centro de visitantes, existem diversas salas de cinema onde eles mostram filmes sobre as missões espaciais e contam sobre o trabalho da NASA atualmente. Existem também várias galerias aonde eles mostram os equipamentos, roupas, comidas e tudo relacionado à “vida no espaço”. Existem galerias com pedras trazidas da lua, réplicas de equipamentos usados pelos astronautas e coisas antigas, referente às primeiras missões espaciais.

A gente também visitou uma parte que é toda sobre a “Missão para Marte”, que é a missão atual. Existem filmes e coisas relacionadas à exploração de Marte nessa parte. Também visitamos uma galeria com fotos dos astronautas, que tem inclusive uma parte dedicada às mulheres astronautas. Existem muitas coisas pra crianças também, onde eles podem interagir com os objetos. Aliás, tinha tanta criança visitando que eu quase achei que estava no Children’s Museum.

Existe um tour que sai do centro de visitantes e leva ao centro de treinamento dos astronautas, mas infelizmente no dia que estavamos visitando não teria tour. Mas de qualquer forma, achei que valeu a visita e foi bem legal aprender um pouco mais sobre o espaço. Mesmo não sendo uma afficionada por coisas relacionadas ao espaço, eu achei bem interessante e recomendo a visita.

Até a próxima!

You Might Also Like...

No Comments

Leave a Reply